Mobilis leva à maior feira de mobilidade do mundo as mais modernas soluções brasileiras para a segurança no trânsito

De radares fixos à inteligência artificial: inovações que ajudam a salvar vidas no trânsito

Um estudo do World Resources Institute (WRI) e do Global Road Safety Facility (GRSF) do Banco Mundial, intitulado: “Sustentável e Seguro – Visão e Diretrizes para Zerar as Mortes no Trânsito”, mostra que as fatalidades decorrentes de acidentes de trânsito são a 10ª principal causa de morte no mundo, responsáveis pela perda de 1,25 milhões de vidas a cada ano. A pesquisa aponta o que mais de 50 países no mundo estão fazendo para mudar essa realidade e mostra também as experiências analisadas nos últimos 20 anos, como a redução da velocidade em áreas urbanas, já que a velocidade determina a gravidade dos acidentes e lesões. Até mesmo pequenos acréscimos na velocidade resultam em aumentos significativos nos riscos.

Uma das experiências positivas destacadas vem da Cidade do México, que reduziu os limites de velocidade e atualizou o sistema de cobrança de multas. Essas e outras ações, como mudanças no desenho viário, ajudaram a reduzir em 14% a taxa de mortalidade em caso de sinistro nos últimos dois anos. “A velocidade pode e deve ser gerenciada através de vários elementos do sistema, incluindo um desenho viário consistente e boa administração das vias, limites adequados de velocidade, regulamentação desses limites, equipamentos de fiscalização eletrônica e informação sobre os impactos da velocidade empregada”, diz o gerente da Mobilis, Jobel Araújo, empresa especializada em tecnologia para mobilidade urbana e formação de condutores, com sede no Brasil.

Soluções para um trânsito mais seguro

A Mobilis apresentará em novembro, na Intertraffic México – o maior evento para o setor de mobilidade do mundo – algumas das soluções que desenvolve e aplica na busca de um trânsito mais seguro. Uma delas é o SafeITS, medidor de velocidade fixo, que pode ter display ou não. Com design sofisticado e baixo consumo de energia elétrica, o SafeITS é compacto e leve e conta com um sistema de engate rápido para poste, o que torna a instalação mais barata, mais rápida e com menos interdições das vias.

Outra solução é a OneCam, uma câmera inteligente, multifuncional e flexível, que detecta e registra diferentes infrações, de evasão de pedágio a tráfego em faixa exclusiva. Uma das principais novidades apresentadas pela empresa, o reconhecimento facial integra um sistema composto por câmera e software, capaz de identificar pessoas a partir de detalhes faciais, possibilitando e auxiliando em múltiplas aplicações relacionadas à segurança pública.

Atuando também para a educação e formação de condutores, a Mobilis vai expor seus simuladores veiculares e seu sistema de gestão de aulas práticas o Mobiweb.

  • Lide Multimídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *