Programas para agricultores de Rondônia

A falta de informação sobre a licitação de mudas de café a serem entregues aos agricultores, distribuição de calcário, execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a expansão da rede de energia elétrica foram temas que pautaram a Comissão de Agropecuária e Políticas Rural, presidida pelo deputado Cirone Deiró (Podemos).

Na abertura da reunião, Cirone demonstrou preocupação com centenas de agricultores que precisam da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e que podem ter suas expectativas frustradas.

“Defendo que a Seagri precisa concentrar seus esforços para atender os agricultores da piscicultura, cultivo de inhame, plantio de grãos, hortifrutigranjeiros, passando pelo plantio de café, até a atividade leiteira, entre outras”, pontuou ele.

Segundo Cirone, é a diversificação da atividade rural da propriedade que vai assegurar a permanência do agricultor e sua família no campo. “Temos conversado com os representantes da Seagri para que estejam atentos aos prazos e as necessidades dos agricultores em relação ao calendário agrícola”.

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) apresentou a proposta para que a comissão requeira da Seagri informações sobre a execução do PAA, que segundo o deputado Lazinho, atualmente está paralisado. O parlamentar reclamou da morosidade em relação a execução dos programas da Seagri.

O deputado Chiquinho da Emater (PSB) apoiou a solicitação de informações sobre o PAA e acrescentou a necessidade de acompanhar o convênio do programa junto ao Governo Federal.

“Estou preocupado com a notícia dada pelo secretário da Seagri de que o PAA estadual será passado para os municípios. Muitos dos municípios não terão condições de executar esse importante programa de fomento à agricultura familiar”, alertou Chiquinho.

Para o deputado Adelino Follador (DEM) a licitação das compras de mudas de café para serem entregues aos agricultores, poderá estar comprometido, caso a Seagri não resolva os entraves burocráticos dentro dos próximos dias.

– Assessoria DCD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *