SUFRAMA e parceiros avançam nas tratativas de evento sobre rota Manta-Manaus

SUFRAMA, Governo do Amazonas, Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e demais órgãos e entidades de classe envolvidos na viabilização do projeto multimodal de transportes Manta-Manaus avançaram, nesta terça-feira (12), na organização do evento de integração logística e comercial que ocorrerá na capital amazonense, nos dias 23 e 24 de abril, com participação do corpo diplomático, de representantes do governo e de empresários do Equador.

O assunto foi tema de reunião realizada na sede da autarquia, hoje de manhã, com a abertura dos trabalhos sendo conduzida pelo superintendente da SUFRAMA, Alfredo Menezes. Também estiveram presentes o superintendente adjunto Executivo, Gustavo Igrejas, o deputado estadual Sinésio Campos, o secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Jório Veiga, e o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas, Acram Isper, entre outros.

A reunião teve como principal objetivo iniciar a estruturação do grupo de trabalho multi-institucional que será responsável por definir toda a organização do evento a ser realizado em abril, o que inclui o levantamento de informações técnicas, a identificação das reais possibilidades de diálogo entre empresários do Polo Industrial de Manaus (PIM), do interior do Amazonas e do Equador e a construção de soluções que permitirão a superação de entraves para viabilização da rota Manta-Manaus.

A rota Manta-Manaus representa um trajeto alternativo aos navios asiáticos que usam o canal do Panamá para chegar ao interior da Amazônia. O multimodal compreende um trecho de rodovia desde o Porto de Manta, no Equador, até o Amazonas, via hidrovias.

A SUFRAMA será representada no grupo de trabalho pelo coordenador geral de Comércio Exterior, substituto, Frederico Aguiar, e pelo servidor da Coordenação Geral de Comércio Exterior, Arthur Lisboa. Além da SUFRAMA, o grupo conta também com representantes da Receita Federal, Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Manaus, Prefeitura Municipal de Tabatinga, Associação Comercial do Amazonas (ACA) e Federação das Empresas de Logística, Transportes e Agenciamento de Cargas da Amazônia.

Até o próximo encontro do grupo, a autarquia se comprometeu a concluir a atualização dos estudos técnicos e econômicos internos sobre o assunto, assim como efetuar uma análise dos procedimentos operacionais padrões que envolverão os eixos multimodais de interesse na região. As próximas reuniões do grupo de trabalho estão agendadas para os dias 25 de março e 15 de abril, ambas na sede da SUFRAMA.

– Texto/foto: Diego Queiroz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *