SUFRAMA integra comitiva em intercâmbio no Japão

O superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Marcelo Pereira, está integrando comitiva brasileira que participa desde o dia 10 de março, a convite do governo japonês, do programa “Juntos!! Intercâmbio Japão, América Latina e Caribe”. Em solo asiático, a comitiva – que é composta também por chefes do Executivo e parlamentares, professores universitários e representantes de órgãos públicos e entidades de classe – cumprirá agenda durante toda esta semana que inclui reuniões com autoridades do Japão e visitas técnicas a empresas de alta tecnologia.

Na segunda-feira (11), foram realizadas reuniões com o vice-ministro parlamentar do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Kiyoto Tsuji, e com o vice-primeiro ministro e ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, ocasiões nas quais o representante da SUFRAMA apresentou diretrizes do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e abordou a grande relevância dos investimentos japoneses no Polo Industrial de Manaus (PIM).

“Temos no PIM 23 empresas japonesas investidoras no maior projeto de desenvolvimento brasileiro, o modelo ZFM, que dura 52 anos e está prorrogado pela Constituição Federal até o ano de 2073”, afirmou Pereira. Na oportunidade, ele também entregou às autoridades japonesas a Cartilha de Incentivos Fiscais da ZFM, em nome do superintendente da autarquia, Alfredo Menezes, bem como literatura de comemoração dos 50 anos do modelo e brindes com motivos amazônicos.

Nesta terça-feira (12), a comitiva esteve no congresso nacional japonês e na embaixada brasileira, seguida por visitas às fábricas da Nintendo e Panasonic, além da Universidade de Tókio. A partir da quarta-feira (13), a delegação parte para as cidades de Nagoya e Kyoto.

O Programa Juntos foi criado em 2016 pelo governo japonês com o intuito de promover o intercâmbio entre o Japão e várias nações da Ásia, América do Norte, Europa, América Latina e países do Caribe, bem como promover entre os participantes um maior entendimento da economia, sociedade, história, cultura, política e relações diplomáticas do Japão.

– Texto: Diego Queiroz

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *