Bárbara Malhano lança coleção inspirada na primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A designer Bárbara Malhano buscou inspiração na história da primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Mercedes Baptista, para a sua nova coleção. Com o nome de “Balé Pé no Chão”, as peças trazem toda a admiração de Malhano pela bailarina, responsável pela criação do balé afro-brasileiro e pela consolidação da dança moderna no Brasil.

– Eu queria muito fazer uma coleção com inspiração no balé, quando fui pesquisar me deparei com a história da Mercedes Baptista, cheguei a visitar o asilo onde ela viveu. Aí mudei o contexto da coleção, misturando o clássico do Theatro Municipal com o africanismo que Mercedes trouxe para os palcos – revela.

Para essa coleção que homenageia a bailarina, a designer trabalha com tecidos variados, fitas de cetim, tule e renda.

– São peças que apresentarão toda a criatividade, glamour, requinte e romantismo, características presentes na arte de Mercedes Baptista – finaliza Bárbara.

As peças da coleção “Balé Pé no Chão” estão a venda para todo o Brasil pelo (21)98111-8089 ou pelas redes sociais. O desfile, que marca o lançamento da coleção, acontecerá no dia 23 de fevereiro, sábado, às 19h30 no Euphoria Restaurante & Bar, na Barra da Tijuca (RJ).

Sobre Bárbara Malhano

Formada em Belas Artes pela UFRJ, a designer trabalhou com a artista plástica Maria Teresa Vieira durante alguns anos e participou de projetos importantes, como a restauração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Igreja do Carmo. Após esse período, resolveu se dedicar a uma paixão de infância: a confecção de sapatos.

A artista multifacetada, que por quatro anos fez parte do Teatro de Ópera do Rio de Janeiro como cantora lírica, dedica-se, desde 2010, à criação de sapatos ousados que misturam estampas, diversos tipos de tecidos e materiais recicláveis.

Suas criações estiveram presentes em produções como “Joia Rara”, “Meu Pedacinho de Chão” e “Pé na Cova”, todas da Rede Globo, além de programas do MultiShow. Na passarela do samba, suas criações já foram usadas por passistas da Acadêmicos do Salgueiro e artistas como Viviane Araújo, Cris Vianna, Luma Costa e Adriana Bombom, que desfilaram com seus sapatos.

Bárbara Malhano já lançou algumas coleções: “Liberty” (mistura de florais), “Nzinga” (sobre a primeira mulher nacionalista de Angola), “Doce vida” (inspirada nas brincadeiras de criança) e “A Dama do Cabaré” (sobre a musa de Noel Rosa e a boêmia da Lapa).

Hoje a designer exporta seus sapatos para diversos países da Europa.

Mais informações pelo www.barbaramalhano.com ou pelo Instagram: https://www.instagram.com/bbmalhano/

– Assessora de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *