Fórum vai discutir o futuro da piscicultura de Rondônia

Evento organizado pelo Sebrae e Acripar terá palestras e debates sobre a cadeia produtiva

Ariquemes vai sediar este mês um dos principais eventos do país dedicado à discussão e ao debate sobre o futuro da cadeia da piscicultura brasileira. O 1º Fórum da Piscicultura de Rondônia, organizado pelo Sebrae e a Associação dos Criadores de Peixes de Ariquemes e Região (Acripar) acontece no próximo dia 28, no auditório da Associação Comercial. Será um dia inteiro de debates, palestras e intercâmbio com especialistas e produtores que são referências no segmento.

Segundo o presidente da Acripar e também da Câmara Setorial da Piscicultura, Francisco Hidalgo Farina, o fórum será uma oportunidade de todos os membros da cadeia – produtores, consultores, poder público e demais entidades – debaterem sobre os desafios, os gargalos e também as tendências do segmento como um todo. A ideia é que cada ente possa colaborar com soluções para as dificuldades encontradas no dia a dia da criação de peixes.

“O piscicultor de Rondônia hoje é maduro, já aprendeu o manejo, já sabe um pouco sobre mercado, sobre alimentação. Mas e daqui pra frente? Que rumos essa cultura tomará? O que ainda temos que conquistar para sermos competitivos frente a outras proteínas como a carne vermelha e o frango? São questionamentos que nós que estamos investindo temos que fazer. E nada melhor do que discutir isso no coletivo, chamando todas as partes interessadas para o debate”, apontou Denis Farias, analista técnico do Sebrae em Rondônia.

Dentro da programação do fórum está marcada a abertura com autoridades a partir das 09h. Às 10h é a vez do principal debate, com a realização de um talk com a participação de piscicultores e especialistas, como o consultor João Campos, de Mato Grosso do Sul. Após o almoço, às 14h, está marcada a palestra “Planejamento e custo de produção de peixes redondos” com Adriana Fernandes de Barros, professora da Universidade Estadual de Mato Grosso. Às 15h terá a palestra “Qualidade do alevino do tambaqui na cadeia de produção” com Danilo Pedro Streit Junior, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e às 16h a palestra “As inovações tecnológicas e seus benefícios para a aquicultura” com o consultor e zootecnista Wagner Camis.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas. Para se inscrever basta ligar no telefone 0800 570 0800 ou mandar mensagens para o WhatsApp (69) 98130-5656 e solicitar o credenciamento.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae em Rondônia, acesse o site www.sebrae.ro ou acessar pelas plataformas InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.

– Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *