Sebrae em Rondônia promove seminário da agroindústria durante a XX Feira Agropecuária de Cacoal

Evento contou com a participação de produtores rurais e empresários do ramo da agroindústria. Durante dois dias foram oferecidas aos participantes palestras e oficinas.

Centenas de produtores rurais e empresários do ramo da agroindústria da região de Cacoal estão participando de oficinas e palestras oferecidas durante o seminário da agroindústria. O evento, realizado nos dias 9 e 10 de agosto, durante a XX Exposição Agropecuária de Cacoal (Expoac) é fruto do convênio 074/2018, firmado entre Sebrae e Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi). A Emater, a Secretária Municipal de Agricultura de Cacoal, o Governo do Estado e a Embrapa também são parceiros do seminário.

De acordo com João Carlos Aranha, um dos palestrantes do evento, o objetivo do seminário é debater aspectos legais, normas sanitárias de higiene na produção de alimentos e tecnologias nas empresas.

“Essas orientações que estão sendo repassadas no seminário são fundamentais para os produtores rurais que querem investir em agroindústrias. Aqui estamos explicando os cuidados e procedimentos que eles precisam adotar antes de abrir a empresa, para evitar investimentos errados e desnecessários”, esclareceu João.

Segundo o diretor-técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, além de tirar dúvidas dos participantes, o evento também é um incentivo aos produtores que pensam em montar o seu próprio negócio, mas não sabem por qual caminho percorrer.

“A importância do seminário é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento do setor, que tem exigido cada vez mais qualificação. A região de Cacoal tem se destacado nesse segmento, e essa parceria firmada com várias instituições é boa para que possamos propagar conhecimento técnico em diversos aspectos. Mais seminários como este devem ser feitos em outros municípios, para que possamos apoiar as agroindústrias que tanto têm crescido no estado”, disse Samuel.

Há cerca de um ano, Adenilda Neris investiu em uma agroindústria de leite. A produtora rural do município de Costa Marques fez questão de participar do evento.

“Eu vim de Costa Marques só para participar do seminário. Sou iniciante nesta área e preciso de mais conhecimento para melhorar meu negócio. O Sebrae tem ajudado muito nisso, oferendo essas palestras e oficinas que, com certeza, vão contribuir para o desenvolvimento da minha empresa”, disse Adenilda.

Para a prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues, esse tipo de evento é importante para o desenvolvimento do setor na região.

“Só em Cacoal temos 42 agroindústrias organizadas, o Sebrae tem contribuído bastante para o fortalecimento dessas empresas. Então, o seminário é uma ótima oportunidade para os produtores que têm interesse em investir nesse segmento conhecerem mais e entenderem o funcionamento de uma agroindústria”, acredita Glaucione.

A entrada no seminário das agroindústrias é gratuita. O evento está sendo realizado durante todo o dia no parque de exposições de Cacoal.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae em Rondônia, acesse o site <www.sebrae.ro> ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.

– Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *