Garçon recebe homenagem no dia dos pais no setor chacareiro e intermedia soluções junto a prefeitura

Jardim Santana/PVH – Para conter a falta de investimentos ao setor chacareiro, o deputado federal, Lindomar Garçon (PRB), neste domingo (12), garantiu à Associação de Ação Integral Hortigranjeira da União (AAPIGHU), ir ao prefeito Hildon Chaves para tratar do assunto.

Segundo a presidente da entidade, Gabriella Camargo, “continuamos sem as horas máquinas para garantir o plantio no tempo certo”. Ela aponta falta de interesse por parte da secretaria de Agricultura, apesar de solicitações já feitas ao secretário Francisco Evaldo.

Para o parlamentar, “essa é uma medida que deverá ser solucionada ainda essa semana”. Ele vai tratar, pessoalmente, com o prefeito. Na ocasião, vai exibir cópias dos ofícios despachados e não atendidos pela SEMAGRIC.

Os chacareiros assistidos pela AAPIGHU, que engloba os Lotes 1, 2 e 3 do Projeto Rio Madeira, na  Gleba Aliança reúne mais de mil famílias de pequenos proprietários rurais em terras da União Federal. Desde os anos 2000, a maioria não tem recebido a atenção do poder público e politico, apensar de cobrir mais de 67% da produção de hortifrutigranjeiros.

O deputado Garçon, sensibilizado com as situações, assegurou, na ocasião, pedido dos chacareiros, que, além da liberação do tratar para gradear a terra para o novo plantio, vai estar no Programa Terra Legal, MDA, MDS e na CONAB, em Brasília, para que algumas pendências sejam solucionadas.

Atualmente, os chacareiros enfrentam problemas com a falta de investimentos do município, do Estado e da União no tange ao fortalecimento da agricultura familiar, eletrificação e telefonia rural. Bem como de melhoria das estradas e ramais até à estrada dos Periquitos.

O parlamentar, na oportunidade, foi homenageado pelo Dia dos Pais, num evento patrocinado pela Associação local. “Em sua fala, Lindomar Garçon, exortou a todos se dessem às  mãos e rumassem em uma só direção, a do progresso e do desenvolvimento humano”.

Ele entende que “o setor chacareiro, se incentivado pelo Governo, pode gerar muito mais emprego e renda, muito além do que já proporciona aos que, aqui, moram, vivem e retiram da terra alimentos para si e para a a população da cidade”.

Após completar o roteiro traçado para o Dia dos Pais, na Capital e na vizinha Candeias do Jamari, o parlamentar destacou a preocupação dos agricultores familiares do Jardim Santana e região, com o cenário politico, social e econômico. Contudo, elogiou dirigentes da AAPIGHU, por vir superando adversidades e por estarem numa posição de crescimento a outras.

De acordo com a presidente Gabriella Camargo, “mesmo sem a ajuda da SEMAGRIC, nossos associados contratados pelos programas de aquisição de alimentos (PAA) da CONAB, Mesa Brasil (SESC) e de entrega de produtos à EMATER, “estão habilitados a participarem de outros programas”.

– Para esse final de 2018, estamos confiantes de que teremos perspectivas positivas, sobretudo com a legalização das terras junto à União Federal, arrematou a líder chacareira Gabriella.

– Por Xico Nery

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *