Estado do Acre institui Dia da Cultura Ayahuasqueira

No Acre, o governador Tião Viana sancionou, na edição de 30 de julho do Diário Oficial do Estado, a Lei de nº 3.399, que institui o Dia da Cultura Ayahuasqueira, o qual será comemorado em 24 de novembro.

O projeto, apresentado pelo presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, Ney Amorim (PT), vem pelo reconhecimento da seriedade do trabalho das entidades que fazem uso religioso da Ayahuasca (na UDV denominado Vegetal). Estiveram presentes na solenidade, além de representantes do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, líderes do Santo Daime, do Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz e de povos indígenas.

A data escolhida para o Dia da Cultura Ayahuasqueira faz menção ao dia em que foi estabelecida a Carta de Princípios das Entidades Religiosas Usuárias do Chá Hoasca, firmada no ano de 1991. Essa Carta foi elaborada a partir de uma proposta da UDV, tendo como um dos idealizadores o Mestre Edson Lodi Campos Soares (membro do Conselho da Administração Geral da União do Vegetal), cujo trabalho foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Acre, que lhe outorgou o título de Cidadão Benemérito do Estado do Acre (o título será entregue no dia 9 de agosto próximo). Constam dessa Carta, que já completou 26 anos, as principais diretrizes para o uso ritualístico do chá pelas comunidades tradicionais hoasqueiras do Brasil; são princípios afinados com o uso responsável da Hoasca característicos da UDV desde sua criação.

O estado, que abrange a 7ª e a 17ª Regiões Administrativas da União do Vegetal, concentra também o maior número de Núcleos e Distribuições Autorizadas da União do Vegetal. Essas duas Regiões são formadas por 18 Núcleos e Distribuições, sendo 17 no Acre.

Por Equipe do Blog udv

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *