Aeroporto de Porto Velho receberá vôos internacionais

Governo destina quase R$ 7 milhões para internacionalização do aeroporto Jorge Teixeira

Em dezembro do ano passado o Conder – Conselho de Desenvolvimento de Rondônia, aprovou o valor de 6.830.956,00 para o alfandegamento de passageiros e cargas do Aeroporto Jorge Teixeira na capital rondoniense, e a previsão é que no segundo semestre deste ano o aeroporto já esteja operando segundo as normas para disponibilizar voos internacionais.

Agora com a internacionalização, os passageiros não vão mais precisar ir em busca de aeroportos em outros Estados para poder embarcar em viagens internacionais, a iniciativa melhora muito a vida dos rondonienses como explica a passageira Pedrina Becker, moradora de Vilhena que estava indo para Manaus, “Muitas pessoas têm que viajar para fora para conseguir um voo, se tem ele aqui, vai de boa, é muito bom, tudo que vem para melhorar é muito bom”.

Fica a cargo do DER – Departamento de Estradas, Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos, fiscalizar os aeroportos gerenciados pelo governo do Estado, onde já está executando os procedimentos necessários em parceria com a Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, para que o alfandegamento seja uma realidade.

Até agora duas empresas bolivianas já mostraram interesse em operar em Porto Velho.Aeroporto de Porto Velho receberá voos internacionais

Já a Fecomércio solicitou junto ao governo do Estado a internacionalização do aeroporto que segundo o vice-presidente Gladstone Frota explica é de extrema importância para a região “É uma bandeira da Fecomércio, a gente vem trabalhando há muito tempo e temos observado o avanço. Existe a necessidade desse aeroporto hoje ser internacionalizado, e o governo está empenhado agora, na situação da verba que foi liberada através do Conder. Há de convir que temos aqui hoje mais de cinco mil estudantes que fazem o translado que passa direto para São

Paulo para chegar em Porto Velho. Além do mais, temos a questão da importação de cargas que é muito importante aqui para o nosso aeroporto”.

Em dezembro do ano passado o ministro dos transportes, Maurício Quintella, esteve em Porto Velho e assinou um termo de compromisso para recursos destinados à melhoria na infraestrutura dos aeroportos de Ariquemes, Cacoal e Ji-Paraná, e o governo já autorizou a licitação para o início das obras.

Com a internacionalização o aeroporto Jorge Teixeira passa a contar com a Receita Federal, Polícia Federal e a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), que vai atuar no aeroporto conforme determina a legislação.

-Fonte: Diário da Amazônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *