Superintendente adjunto da SUFRAMA recebe homenagem do Corecon-AM

O superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Marcelo Pereira, recebeu, na noite de quinta-feira (1º), a homenagem de economista destaque do ano de 2017, durante a solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), no Da Vinci Hotel.

Pereira recebeu a placa de homenagem do novo presidente do Corecon-AM, Francisco Assis Mourão Júnior. A nova diretoria conta também com o economista Nilson Tavares Pimentel na vice-presidência do Conselho. Na ocasião foram empossados, ainda, os conselheiros regionais eleitos para o triênio 2018-2020.

Em seu discurso, Marcelo Pereira afirmou que o desafio de ser economista na Amazônia é muito grande. “Estamos distantes dos grandes polos de consumo, mas não deixamos de ser um polo importantíssimo na cadeia nacional de geração de riqueza”, disse, lembrando que tal desafio, principalmente a partir da década de 60, com a Zona Franca de Manaus, é que trouxe força para a categoria. “Em 1971 surge o Conselho de Economia e é com este Conselho, contemporâneo à criação da Zona Franca de Manaus, que nós nos transformamos numa metrópole. Metrópole que é diversas vezes perseguida pelos modelos tributários e fiscais do País, por isso, é necessário que estejamos sempre vigilantes”, observou.

O superintendente adjunto afirmou, ainda, que a SUFRAMA está de portas abertas para o diálogo com vistas ao futuro da Zona Franca de Manaus. “Temos mais 56 anos de modelo pela frente. A indústria que existe hoje aqui, com a quarta revolução industrial, não existirá mais dentro de pouco tempo. Temos muito a explorar com ciência e tecnologia. Precisamos compreender a forma de explorar a natureza gerando o mínimo de impacto e o máximo de riqueza. Esse é nosso maior desafio e, como representante da SUFRAMA, sabemos que é necessário que a ZFM avance, junte-se mais com as categorias profissionais, com a classe política brasileira e que consigamos entender que esse não é um modelo esgotado, é um modelo que se metamorfoseia a cada dia”, finalizou.

A cerimônia de posse do Conselho contou com a presença do presidente do Corecon-AM nos exercícios de 2016 e 2017, Nelson Azevedo; o presidente do Sindicato dos Economistas do Amazonas, Marcos Evangelista; a conselheira federal Denise Amaral, representando o Conselho Federal de Economia (Cofecon); e os deputados estaduais e economistas, José Ricardo Wendling e Serafim Corrêa.

 Texto/fotos: Layana Rios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *