Morador do DF encontra onça em cima de árvore, no quintal de casa

Uma onça foi capturada no quintal de um morador do Lago Oeste, na região de Sobradinho, na manhã desta segunda-feira (9) pela Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal. O dono da casa encontrou o animal em cima de uma árvore e acionou a PM. Ao todo, dez policiais e oito veterinários do Zoológico de Brasília trabalharam no resgate.

Os veterinários foram chamados para ajudar a sedar a onça que, segundo os policiais, estava agitada e assustada. Depois de capturado, o felino passou por um processo de avaliação e recuperação no próprio local. O animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e, em seguida, será devolvido ao cerrado.

De acordo com o Batalhão Ambiental, a onça deve ter fugido de algum foco de incênio na mata. “Provavelmente ela estava atrás de comida”, disseram os policiais. Só de janeiro a outubro, 1.671 animais silvestres foram resgatados em áreas urbanas do Distrito Federal. No último domingo (8), considerado o dia mais quente do ano, 21 bichos foram resgatados, entre eles, cobras, pássaros e saruês.

Onça no Itamaraty

Em agosto deste ano, uma onça de porte médio invadiu as dependências do Palácio do Itamaraty, no centro de Brasília. À época, a Polícia Militar disse que as imagens das câmeras de segurança do prédio confirmaram que o animal chegou a andar pela área interna de um dos anexos, na Esplanada dos Ministérios.

Pelas imagens, a suspeita levantada pelo comandante do grupamento ambiental era de que o animal seria uma onça de porte médio e com cerca de 60 kg. O felino chegou a rondar uma área atrás do anexo II do Itamaraty – prédio conhecido como “Bolo de Noiva” pelo formato arredondado.

Não houve registro de pessoas feridas ou ameaçadas diretamente pela onça. Na hora do chamado, a equipe da PM atendia a uma ocorrência em São Sebastião, a 23 km de distância. Quando os militares chegaram ao Itamaraty, cerca de 40 minutos depois, o animal havia fugido.

Vídeo de câmera de segurança mostra onça circulando no Palácio do Itamaraty em Brasília

Vídeo de câmera de segurança mostra onça circulando no Palácio do Itamaraty em Brasília

Incêndio próximo

Na mesma noite em que a onça foi vista no Itamaraty, um foco de incêndio atingiu uma área de mata próxima ao Itamaraty, entre a Esplanada dos Ministérios e a Vila Planalto. Funcionários suspeitaram que a onça tivesse se assustado com as chamas, e fugido em direção à área central de Brasília.

De acordo com a PM, existe uma “rota de fuga natural” que sai dos anexos do Ministério de Relações Exteriores e segue em direção a uma área de cerrado.

Fonte: G1/DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *