RESENHA POLÍTICA

ROBSON OLIVEIRAREFORMA – O presidente Michel Temer está otimista em colocar na pauta a Reforma da Previdência. O problema é verificar quais parlamentares vinculados aos partidos governistas dispostos a votar a favor, visto que é a reforma mais criticada pela população, em particular pelos servidores públicos. O otimismo cresceu depois que Temer conseguiu se safar da abertura de processo penal com a rejeição votada no plenário da Câmara Federal.

REFORMA II – Apenas o deputado federal Expedito Neto (PSD) tem declarado publicamente que é contra a Reforma Previdenciária. O parlamentar tem sistematicamente votado contra o governo nas propostas que tiram direitos dos servidores e trabalhadores em geral. Os demais membros da bancada federal rondoniense têm fugido do tema quando instados a falar para evitar o desgate natural com o eleitor. O otimismo do presidente Temer vai obrigar todos os parlamentares a tomarem posição e os sindicatos começam a se prepar para pressioná-los. A bancada rondoniense vai ter que sair do muro e tomar posição. Pelas pesquisas feitas por aí, quem ficar favorável à Reforma Previdenciária vai levar vaia e ralar para pedir votos em 2018.
PAUTANDO – Quem acompanha os bastidores da política no Congresso Nacional tem percebido um movimento silencioso que tem dado o tom das posições da bancada em relação às votações impopulares, a exemplo do arquivamento de abertura de processo contra Temer. É que o deputado federal Expedito Neto tem assumido posições publicamente firmes contra o governo e esta atitude tem pautado pelo menos dois colegas de bancada a seguir a mesma postura: Mariana Carvalho (PSDB) e Marco Rogério (DEM). Antes de decidirem votar, os dois deputados verificam de que forma Neto vota. Para evitar desgastes com o eleitor ambos tomam a mesma posição, mas evitam debater o tema abertamente para não desagradar o Palácio do Planalto. O que não ameniza a irritação do governo.
REVELAÇÃO – PSDB E DEMOCRATAS têm manifestado que são favoráveis às reformas previdenciária e política que vão começar a ser debatidas no Congresso Nacional. Como Mariana Carvalho é do PSDB e Marcos Rogério do DEMOCRATAS, os dois torcem para que as agremiações não fechem posição pela reformas, caso contrário vão ser compelidos a se insurgirem contra as orientações partidárias ou, então, ficarem expostos às críticas. Já Expedito Neto adiantou ao PSD que não vai ceder às pressões para acompanhar o governo. O jovem deputado tem desempenhado o seu primeiro mandato com muita competência e sendo uma boa revelação, embora poucas pessoas acreditassem, gostem dele ou não.
AMANTE – Eduardo Bezerra Cruz, ex-secretário de Saúde do município de Espigão do Oeste, teve a prisão decretada pela Justiça de Rondônia por ser o principal suspeito de ter contratado um pistoleiro para assassinar um biólogo do município que seria o seu suposto ex-amante.
NUDES – O motivo pelo qual o ex-amante foi executado, segundo as suspeitas, era a ameaça feita pelo biólogo em divulgar fotos “nudes” do casal após o ex-secretário dar por encerrado o caso amoroso. Bezerra Cruz também queria evitar que a esposa tomasse conhecimento do relacionamento. O assassinato foi manchete ontem (7) na mídia nacional. Tanto Eduardo Cruz quanto o pistoleiro estão recolhidos (em celas separadas) no xadrez no município de Cacoal onde aguardam julgamento. Nilton Caetano, prefeito de Espigão, exonerou o secretário.
LIXÃO – Por decisão da Justiça de São Miguel do Guaporé, a administração municipal terá que percorrer 180 km até o município de Cacoal para descartar o lixo recolhido na cidade. Como não possui aterro sanitário, o município de São Miguel terá que levar os resíduos para a cidade mais próxima que possua um local adequado para seu descarte. A falta de orçamento e recursos financeiros são os óbices que podem dificultar a prefeitura de São Miguel a cumprir imediatamente a decisão judicial. Não cumprindo, será multado. Este é um caso em que o prefeito se encaixa na máxima: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
FUMACÊ – Havia algum tempo em que os céus de Rondônia não ficavam tão cinzentos com a fumaça das queimadas quanto agora. Os problemas provocados pelas queimadas são crimes ambientais de grande extensão, já que afetam a saúde da população, em especial as crianças que superlotam os postos de saúde com infecções respiratórias. Falta aos órgãos fiscalizadores da área uma atuação mais firme para combater este atraso.
INGRATO – Não passou despercebida a ausência do governador Confúcio Moura (PMDB) na festa de comemoração alusiva ao aniversário de Rolim de Moura, sábado passado. É que Moura foi o mais votado no segundo turno das eleições no município e não retornou para agradecer sequer os votos.
REGABOFE – O deputado federal Lindomar Garçon reuniu os principais caciques da política rondoniense num regabofe para comemorar o aniversário da filha na noite de domingo passado. No cardápio, além de um churrasco suculento, foi servido aos comensais graduados o ‘pescoço’ dos caciques ausentes. A lista é enorme…
SETENTÃO – Por falar em aniversário, o advogado Pedro Origa também reuniu amigos (dia 5) para comemorar os 70 anos de vida, a maior parte deles vividos em Rondônia. Fundador da Ordem dos Advogados de Rondônia, Origa é uma daqueles pioneiros que entraram para a história rondoniense com bons serviços prestados na mundo jurídico e político. Polêmico por vocação, é de uma amabilidade incomensurável por essência.
REGISTRO – A coluna também não pode se furtar de registrar o aniversário do jornalista Rubens Coutinho. Este ano o compadre optou por festejar com familiares, mas prepara um grande regabofe para inaugurar a nova sede do site tudorondonia e a expansão da empresa de comunicação, em breve.
CÉUS –  Por hoje chega de canapés e borogodós. É Agosto, mês em que tradicionalmente os céus de Rondônia pegam fogo e o ambiente político esquenta. Durma-se com o barulho!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *